Gestão de projetos

       A gestão de projetos é a estruturação da forma como um projeto é planejado, executado, monitorado e controlado e, finalizado. Isso inclui a elaboração e o detalhamento do escopo; a organização dos recursos humanos, financeiros e materiais; a montagem do cronograma e do registro dos custos; o monitoramento dos riscos associados ao projeto; além de uma série de outras ações que visam entregar um resultado adequado às necessidades e desejos dos clientes do projeto e assegurar que o projeto seja conduzido da melhor forma possível, sem falhas ou desvios. Para tanto utilizamos as boas práticas sugeridas pelo Project Management Institute. Os benefícios esperados com a gestão de projetos são:

  • Redução de custos

      O gerenciamento de custos, uma das práticas da gestão de projetos, auxilia na montagem e no monitoramento de um orçamento equilibrado e assertivo. Uma vez que se tenha elaborado a sua linha de base dos custos, fica mais fácil acompanhar se o que está sendo feito no projeto está batendo com aquilo que foi planejado. Esse monitoramento possibilita, inclusive, que se reduzam os custos a partir do aproveitamento de oportunidades, mas, principalmente, com a aplicação dos recursos financeiros no momento certo.

  • Otimização do tempo

    O gerenciamento do cronograma, também uma prática da gestão de projetos, possibilita a montagem da linha de base do cronograma. Este poderoso instrumento, assim como a linha de base de custos, pode ser utilizado como referência na hora de comparar o tempo planejado com o tempo efetivamente gasto.

Dessa forma, obtém-se mais controle sobre o projeto, já que se sabe em qual momento cada recurso deve ser alocado, evitando desperdícios e otimizando a utilização dos recursos humanos, financeiros e materiais.

  • Resultados mais assertivos

    Na gestão de projetos é preciso dedicar algum tempo para entender as necessidades que precisam ser atendidas, detalhar todo o trabalho do projeto e estabelecer processos que garantam a qualidade do produto final. Com esse planejamento e a rotina de monitoramento e controle de projetos, certamente o resultado final será mais assertivo e se aproximará mais daquilo que o cliente do projeto realmente pediu.

  • Controle dos riscos

    Outro ponto positivo de fazer gestão de projetos é que adotando essas práticas possibilita-se maior controle sobre os riscos. Afinal, serão mapeadas as principais ameaças ao projeto, identificando os indícios de que essas ameaças estão se concretizando e o que fazer para minimizar os impactos nos projetos. Além disso, será mapeado também os riscos positivos, isto é, as oportunidades, que podem gerar muitos ganhos ao projeto se bem aproveitadas.

  • Maior engajamento da equipe

     Com as boas práticas da gestão de projetos, a equipe se sentirá mais motivada e engajada no projeto, pois as informações são compartilhadas e alinhadas com todos os envolvidos, gerando assim uma relação de confiança e transparência. Ter um bom planejamento com estratégias para lidar com as partes interessadas e fazer um bom gerenciamento de equipe faz toda a diferença, porque possibilita mais comunicação e diálogo no dia a dia do projeto.

  • Maior satisfação do cliente

     Esse benefício é uma consequência dos benefícios anteriores. A partir do momento em que se consegue gerenciar bem o projeto – mantendo-o dentro do escopo, prazo e custo planejados – é natural que o  cliente fique mais satisfeito com os resultados obtidos. Afinal, é este o objetivo comum de todos os projetos.

     Contamos com uma equipe de profissionais especializados (Consultores autônomos) para ajudá-lo a gerenciar o seu projeto.

 

Telefone

Tel: 22-988310701

 




 

    © 2015 por Luis Felippe

    Orgulhosamente criado por Wix.com